DHTML, DOM e JavaScript DOM não são a mesma coisa

Maio 5, 2008 on 9:11 am | In Informatica, JavaScript, AJAX |

Bom vou falar um pouco sobre conceitos, logo para apresentar para vocês uma pouco o que realmente é DHTML ou Dynamic HTML e DOM, o que seria esse DOM que todo mundo fala? O conceito de DHTML é bem antigo, ja se usavam apartir do momento que lançaram o IE 4.0+, Netscape 7+, Mozilla e Firefox 1.0.

É a idéia de tornar a página dinâmica seria a possibilidade de transformar ou mudar estrutura da página sem o reload dela, mudar um título, cabeçalho, cor, esconder algo do usuário ou mostrar num passe de mágica, sem que ele espere pelo reload da página inteira novamente.

Mas o que tem a ver DOM e Javascript com tudo isso ? DOM significa Document Object Model (Modelo de Objetos de Documento) que seria a estrutura HTML. É basicamente uma arvóre de nós.

Exemplo:

HTML:
  1. <div id="xis">
  2. <div id="Y">
  3. <div id="H"></div>
  4. </div>
  5. </div>

No exemplo acima temos dentro da div XIS os seguintes nós XIS>Y>H . Dizendo como é nossa estrutura. A idéia do DHTML é de que com o JavaScript utilizando padronização (CSS, xHTML / HTML) podemos fazer mudanças nesta estrutura em tempo real para facilitar a vida do usuário, seja deixando um texto mais escuro, mudando uma img, abrindo e fechando caixas ou até mesmo com recursos mais avançados como o AJAX.

Abraços e boa semana ; )


No Comments yet »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Leave a comment

XHTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <code> <em> <i> <strike> <strong>


 

 Assine o feed